QUAIS SÃO AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE MADEIRA TRATADA?

EUCALIPTO TRATADO – DÚVIDAS E RESPOSTAS

No último post, mostramos como funciona o processo de tratamento do eucalipto. Mas como poucos conhecem as propriedades, benefícios e cuidados com a madeira tratada. Então selecionamos algumas das principais dúvidas dos consumidores para responder pra você.

                            

  • O que é madeira tratada a pressão?

É a madeira submetida à impregnação com soluções preservativas, que penetram nas camadas permeáveis da madeira, protegendo-a contra a ação de agentes deterioradores por um longo período.

  • Quando a madeira deve ser tratada a pressão?

Recomenda-se este tratamento quando a madeira estiver sujeita a situações de agressividade biológica e/ou em situações de responsabilidade estrutural, como por exemplo: em contato com o solo, sujeita fontes de umidade ou situações de fortes intempéries. A madeira tratada a pressão é recomendada em quaisquer situações em que se queira obter maior durabilidade.

  • A madeira tratada a pressão é prejudicial ao ambiente?

Não, ao contrário: é madeira cultivada em reflorestamentos, isto é, de curto ciclo de crescimento;
produtos de madeira preservada duram mais, reduzindo drasticamente a pressão da demanda sobre florestas nativas;
o preservativo Osmose K33 C , por ser oxido, tem uma melhor fixação na madeira em relação aos produtos salinos, portanto mais seguro ao meio ambiente;
produtos de madeira preservada são mais confiáveis e duráveis que produtos alternativos que consomem muito mais energia no seu processo produtivo.

  • -A madeira tratada a pressão causa algum dano à saúde humana?

A madeira tratada a pressão não exala odores ou vapores. E por ser formulado somente com compostos óxidos, com alto grau de pureza, reage e fixa-se à estrutura celular da madeira, formando compostos praticamente insolúveis. Além disso, não deixa resíduos superficiais na madeira, mantém inalterada a sua condutividade elétrica e a combustibilidade e não aumenta a corrosividade dos metais quando em contato com a mesma.

  • Há limitações de uso da madeira tratada a pressão?

A madeira tratada a pressão não deve ser utilizada:

Em situações em que a madeira possa contaminar ou tornar-se componente de alimento humano ou animal, como: recipientes ou silos, tábuas de bater carne, pilões para tempero ou grãos e demais situações semelhantes, assim como em partes de colméias que possam vir a ter contato com o mel;
Em situações em que a madeira possa vir a ter contato direto ou indireto com a água potável pública, exceção a casos de contatos incidentais, como pontes e docas e, neste caso recomendamos o contato com o departamento técnico Do Armazém do Eucalipto

 

6 – Há limitações de uso da madeira tratada a pressão em suportes de culturas vegetais ou projetos de jardinagem?

Não. A madeira tratada a pressão é o material perfeito para estacas de plantação de tomates, uvas, maracujá, laranjas, bandejas de cultura de flores, floreiras, móveis de jardins etc.

  • -Madeiras tratadas a pressão oferecem algum risco quando utilizada como equipamento de playground , decks de lazer, colunas ou painéis de paredes residenciais, ou qualquer outra situação em que possa ocorrer o contato direto com seres humanos?

Não existem restrições de natureza técnica ou legal no Brasil que restrinjam a utilização da madeira tratada para tais finalidades. Não há comprovação de danos à saúde humana quando utilizada em qualquer das situações mencionadas. Na verdade, considerando o valor estético, a durabilidade e versatilidade, o baixo custo e a segurança, a utilização da madeira tratada é recomendada nessas situações. Como medida de precaução, recomendamos a aplicação de um acabamento de superfícies como o stain protetor, produto facilmente encontrado em lojas especializadas em tintas e vernizes, principalmente, quando a madeira tratada estiver sujeita ao contato direto e freqüente com pessoas e animais domésticos.

  • – A madeira tratada a pressão pode receber acabamento posterior?

A madeira tratada pode receber qualquer tipo de acabamento posterior. O acabamento ideal é proporcionado por produtos penetrantes, não-formadores de filmes ou películas, e que também apresentam características hidrorrepelentes (repelentes à água ou umidade). O produto ideal para tais aplicações é o stain, pois, além de apresentar todas essas características, oferece a possibilidade de acabamento em cores semitransparentes (que imitam madeiras nobres) e cores sólidas, além de filtro solar.

(FONTE – MONTANA QUÍMICA)

Conheça mais sobre eucalipto tratado, suas propriedades e aplicações em armazemdoeucalipto.com.br

 

2 thoughts on “QUAIS SÃO AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE MADEIRA TRATADA?

  1. Edgard Moreno Reply

    Boa tarde.
    Voces fornecem toras de eucalipto cortada ao meio (meia cana), tratada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *